Aviso: A resenha contém spoilers

Surpreendentes X-Men: Superdotados (Gifted em inglês) é uma ótima fase dos mutantes, onde redefiniu a equipe. Joss Whedon escreveu essa  história e John Cassaday foi o desenhista responsável,  definindo uma nova fase para dos X-Men. O arco foi da edição 1 até a 6 da revista “Astonishing X-Men”. O evento teve seu inicio e fim em 2004.

A antiga membra dos X-Men Kitty Pride, que havia deixado o grupo, retorna a equipe que é atualmente formada por: Wolverine, Ciclope, Emma Frost e Fera. Com a ausência do prof. Xavier, Emma e Ciclope se tornaram os diretores do instituto, nesse momento repleto de crianças mutantes.

Em um determinado momento, acontece uma briga entre Wolverine e Ciclope, pois Wolverine tem dificuldade pra aceitar que Ciclope já esteja se relacionando com Emma Frost logo após a morte de Jean Grey, porém a situação é controlada pelos demais X-Men.

Um dos objetivos de equipe é trabalhar para mudar a forma como os humanos enxergam os mutantes e pra isso determinam que novas formas de ação deverão ser adotadas como uma convivência respeitosa, compreensão e entendimento e completando essas ações eles também foi dito que eles deverão usar colantes para serem vistos como são: Heróis.

A equipe dos X-Men entram em ação para resgatar reféns que estavam sendo mantidos por um alienígena chamado Ord, com pretensões desconhecidas e que se tornaria o mais novo inimigo da equipe. Simultaneamente, a geneticista Kavita Rao dá uma palestra afirmando ter encontrado a cura para os poderes dos mutantes, provocando uma grande confusão, inclusive no Instituto, e isso faz com que o Fera vá até Kavita, que era sua amiga, e pedir uma amostra para estudar e confirmar essa nova fórmula.

Após obterem alguns resultados, os X-Men invadem secretamente os laboratórios Benetech, onde a suposta cura esta em desenvolvimento. Enquanto isto, o instituto dos X-Men, que estava desprotegido, é atacado por Ord que estava com uma amostra da fórmula e injeta-a no aluno Asa, que acaba perdendo seu poder de voo, provando assim que existe a cura para os mutantes.

Durante a invasão no laboratório, Kitty Pride desce até os subterrâneos do local e encontra o antigo X-Man Colossus, que foi morto tempos atrás e após ambos tomar conhecimento do que ocorreu com ele, se alia novamente ao X-Men. Depois disso, ocorre uma interferência da S.H.I.E.L.D. Então aparece a agente Brand (que sabia da prisão de Colossus o tempo inteiro) da S.W.O.R.D., que é uma subagência da S.H.I.E.L.D. que investiga vida alienígena.

De repente o laboratório é totalmente destruído quando Ord foge em sua nave após sequestrar a jovem mutante Tildie, que foi utilizada para gerar a cura, porém a equipe consegue derrotar Ord com o auxílio do recém chegado (novamente) Colossus, que lança Wolverine contra a nave, que acaba caindo. Ord é finalmente derrotado e preso. A jovem mutante, resgatada.

No dia seguinte, Kitty e Colossus vão andar no jardim do instituto. Enquanto isso, Emma Frost conversa com um desconhecido e os dois parecem planejar algo perigoso…

A história está bem construída e deixa o leitor curioso no final sobre quem estava conversando com Emma. A trama também deixa outra intriga: Este é o verdadeiro Colossus? E como ele pode estar vivo? Porém todas as perguntas são respondidas nas próximas edições. Os desenhos são bem feitos e trabalhados e um pouco realistas, além de  combinar muito bem com as cores utilizadas.

A HQ é a redefinição dos X-Men para os tempos atuais e faz isso com maestria. Joss Whedon também nos trás um motivo até que estranho para agradar os fãs e voltar com os clássicos colantes. A história é muito recomendada tanto para quem é um antigo fã e para quem é novo nos quadrinhos dos X-Men e até mesmo na Marvel.

Nada mudou. O lugar foi destruído, e agora parece que nada aconteceu. Parece que o tempo não passou.

Surpreendentes X-Men: Superdotados (Gifted – Publicado originalmente nas edições 1 a 6 de Astonishing X-Men – EUA – 2004, Marvel Comics). Roteiro: Joss Whedon. Desenhos: John Cassaday. Cores: Laura Depuy-Martin. Editor original: Joe Quesada e Mike Marts.

Compartilhe

Sobre o Autor

12. Aspirante a escritor (mesmo que procrastine muito), fã de HQs, videogames, livros, filmes e diversas outras coisas.