A sua arma é a sua fé!

Senhor, ajude-me a carregar apenas mais um.”

Nunca uma frase teve tamanho impacto e reverberou como essa em minha mente. Um herói, um covarde ou simplesmente alguém que realmente compreendeu o verdadeiro sentido do cristianismo?

Mel Gibson volta à cena com Até o Último Homem. O filme retrata a vida de Desmond Doss (Andrew Garfield) que se tornou um dos maiores heróis americanos na Segunda Guerra Mundial. Desmond, que vive um dilema na trama baseada em fatos reais, nos mostra a importância da fé seguida de seu patriotismo.

A vida de Desmond Doss é narrada de forma precisa, explicando o que o levou a seguir tal caminho. O jovem adventista, na verdade, nos mostra através de suas ações o quão grande pode ser um gesto considerado pequeno e covarde na opinião de terceiros. Como ir para uma guerra sem portar uma única arma? Como seguir suas convicções sem se machucar interiormente? É o que Mel Gibson nos mostra com perfeição na tela grande, sem deixar de respeitar a veracidade dos acontecimentos.

As excelentes fotografia, cenografia, efeitos sonoros e visuais da obra descrevem perfeitamente o cenário de horror que aqueles jovens soldados vivenciaram no campo de batalha. Não é à toa que Mel Gibson explorou minuciosamente cada parte do roteiro, dando o extremo realismo que o filme necessitava. Por sua vez, a trilha sonora composta por Rupert Gregson-Williams traz um tom romântico, sombrio, dramático e épico, com temas bem propícios para cada ato do longa.

Além disso, o diretor acertou em cada cena e trouxe um elenco que nos brinda com atuações memoráveis e que não deixa o filme cair em um drama tedioso. Andrew Garfield interpreta com maestria o jovem Desmond Doss, que acabou lhe rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Teresa Palmer dá vida à Dorothy e tem uma ótima atuação em suas cenas. Por sua vez, os grandes nomes como Hugo Weaving, Rachel Griffiths, Vince Vaughn, Sam Worthington, entre outros, também nos garantem bons momentos com suas respectivas atuações.

Com sequências de ação que deixam o espectador impressionado, Até o Último Homem é um filme que merece ser visto e aplaudido de pé em seu final apoteótico. Um filme de guerra com cenas de batalhas feitas de forma crua e com bastante fidelidade.

Até o Último Homem (Hacksaw Ridge) – EUA/Austrália, 2016, cor, 139 minutos.
Direção: Mel Gibson. Roteiro: Andrew Knight e Robert Schenkkan. Música: Rupert Gregson-Williams. Cinematografia: Simon Duggan. Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Teresa Palmer, Hugo Weaving, Rachel Griffiths, Vince Vaughn, Rya Corr, Richard Roxburgh.

Compartilhe

Sobre o Autor

Cristão, músico, compositor, escritor, poeta, amante da culinária brasileira e adorador da sétima arte. Como disse Artur da Távola: "música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão."