“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porquanto isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe; este é o mandamento com promessa, para que vivas bem e tenhas vida longa sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mas educai-vos de acordo com a disciplina do Senhor.”

São Paulo, em Efésios 6: 1, 2, 3 e 4

No ano de 2005, a Marvel lançou a densa minissérie Demolidor – Redenção, escrita pelo britânico David Hine e desenhada pelo artista Michael Gaydos. Antes de mais nada, esta é uma história do advogado Matthew Murdock, onde o Demolidor é apenas um coadjuvante de luxo. Em Redenção, David Hine cria uma das narrativas mais intimistas do Homem Sem Medo. Arrisco a dizer que ele escreveu uma das cinco melhores histórias do Diabo da Guarda, dono de inúmeros clássicos da nona arte.

A justiça é cega… mas as pessoas que a aplicam não são! 

A trama começa em um flashback de 7 anos atrás, quando um garoto é brutalmente assassinado. A perversidade do crime chocou o povo da cidade de Redenção, que iniciou uma verdadeira caça às bruxas. Localizada no Alabama, no sul dos Estados Unidos, Redenção é uma típica cidade sulista, onde a religiosidade e a intolerância andam de mãos dadas. À procura de um bode expiatório, a polícia local acaba prendendo Joel Flood, um problemático adolescente que é odiado por todos; a sua namorada, Adrienne Bowen e Saul Bowen, irmão caçula de Adrienne. Por se comportarem como rebeldes e ouvirem rock, eles são taxados como delinquentes por todos na cidade.

Desesperada com a prisão de Joel, Emily Flood, sua mãe, vai à Nova York pedir a ajuda do famoso advogado Matthew Murdock.

Se ele for culpado, vou perder no tribunal. Posso viver com isso. Mas não quero ver o filho dela executado só porque não teve uma defesa decente. Com isso, eu não posso viver.”

Matt Murdock 

Assim que Matt chega à Redenção, Hine dá uma aula na condução do roteiro, misturando suspense, terror e drama à narrativa, sem nunca perder o foco nos personagens. Aliás, os personagens são o motor que leva a trama por caminhos inesperados. Não se deixe levar pelas primeiras impressões, eles têm muito para nos revelar ao longo da minissérie. Nenhum deles é o que parece, seja para o bem ou para o mal. Na arte, Michael Gaydos – o mesmo de Jessica Jones – expressa a melancolia passada pelo roteiro.

Não espere uma típica HQ de super-herói, pois você não encontrará aqui. Redenção é uma minissérie que explora várias facetas humanas, o que nem sempre é algo bonito de se ver. Com revelações impactantes, personagens bem desenvolvidos e um final espetacular; Redenção é uma obra-prima da Marvel, um clássico absoluto do Homem Sem Medo.

“Deus nunca esteve neste quarto. Ele não se esconde na escuridão. Ele está lá fora… na luz!”

ESTA HISTÓRIA FOI INSPIRADA EM FATOS REAIS!

Demolidor – Redenção ( Daredevil: Redemption, 01-06 – EUA – 2005, Marvel Comics)
Roteiro: David Hine Arte: Michael Gaydos Cores: Lee Loughridge Letras: Valéria Calipo

Compartilhe

Sobre o Autor

Apaixonado por literatura, filosofia, teologia e qualquer assunto que me faça pensar no sentido da vida