Carros há muito tempo fazem parte dos cinemas. Seja em cenas de perseguição até uma trama focada no próprio veículo. Então, lhes apresento quais eu considero os 9 carros mais famosos das telonas.

Obs. 1: Essa lista não possui automóveis de desenhos/filmes animados ou de seriados, como K.I.T.T de A Super Máquina, a Máquina Mistério de Scooby-Doo, etc.
Obs. 2: Os textos sobre Bumblebee e a Ferrari California Spyder de Curtindo a Vida Adoidado foram feitos por Victor Dourado (Jipeiro Espacial).

9- Bumblebee

Nosso amado Bumblebee é, talvez, a mais famigerada Abelha de todo o cinema. O personagem integra o universo dos Transformers — robôs alienígenas capazes de se transformar em veículos, armas e máquinas diversas —, aparecendo por diversas vezes em diferentes mídias: desenhos animados, quadrinhos e filmes. Suas características são impossíveis de não serem reconhecidas: cor amarelada, com faixas pretas; a personalidade jovial e brincalhona; e um contato muito próximo com os seres humanos — em algumas versões, foi o elo forte que uniu as raças pertencentes à Terra e Cybertron. O querido Bee sempre pertenceu ao subgrupo benigno dos Transformers, os Autobots, em oposição ao subgrupo maligno, os Decepticons.

Sua primeira aparição foi em Geração Um, a primordial série televisiva cartunesca dos Transformers, assumindo a forma de um Fusca. Em suas manifestações, sempre foi um dos poucos Autobots originais sobreviventes aos brutais ataques desferidos pelos Decepticons, nas longas batalhas por poder acontecidas em seu planeta natal. Bumblebee, no cinema, também já apareceu nas formas de um Chevrolet Camaro 1976SS 1976, 2006, ZL1 2009, z28 2012, Concept 2014 e um 2016 Chevy. O personagem ganhará uma nova abordagem em breve, em seu primeiro filme solo; podendo, assim, também ganhar um novo modelo de carro.

8- Peterbilt 281

Encurralado (1971) não é o filme mais conhecido de Steven Spielberg, mas é seu segundo trabalho nos cinemas e não decepciona no quesito de qualidade. O principal automóvel do longa é um caminhão Peterbilt 281, pilotado por um caminhoneiro psicopata a qual nunca sabemos sua aparência, que persegue um simples motorista interpretado por Dennis Weaver. O ainda iniciante Spielberg cria uma grande tensão do início ao fim, e por vezes nos sentimos na pele do personagem de Weaver.

Para deixas as coisas ainda mais perturbadoras, o caminhão possui as placas de todos os veículos a qual o caminhoneiro cruzou o caminho.

7- 1963 Modena Spyder California

Sendo um dos veículos mais marcantes da história do cinema juvenil, a Ferrari de Curtindo a Vida Adoidado se tornou tão querida pelos fãs do longa que, sem medos, podemos catalogá-la como um dos melhores personagens de todo o filme. O automóvel se torna uma ponte para que toda a história da película aconteça, sendo um dos primordiais motivos que ajudam Ferris Bueller (Matthew Broderick) convencer a todo custo seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck), a acompanhá-lo, ao lado de sua namorada, Sloane Peterson (Mia Sara), em uma aventura épica diária, repleta de diversão e acontecimentos marcantes e/ou bizarros.

A Ferrari é sempre tratada como um objeto de desejo ao longo da história, seja pelos manobristas que a pegam escondidos para dar uma volta, seja pelo pai de Cameron — dono do veículo —, ou pelo próprio Ferris. O automóvel cumpre, com maestria, seu objetivo: eleva o patamar da aventura dos protagonistas, tornando tudo ainda mais épico e relevante. Fala sério, quem não gostaria de tirar o dia para se divertir, acompanhado de seu melhor amigo e sua namorada, dentro de uma 1963 Modena Spyder California, curtindo a vida adoidado?

E, antes que eu me esqueça… o veículo protagonizou uma das cenas mais engraçadas e destacantes da película: o citado passeio dos manobristas, ao som do tema clássico de Star Wars, composto por John Williams.
“Salve, Ferris!”

6- Ecto-1

Um símbolo para a franquia dos Caça-Fantasmas nos filmes, quadrinhos e jogos. O Cadillac Miller-Meteor Ambulance de 1959 sempre acompanhou o grupo, protagonista de 2 filmes e um remake. É impossível você não reconhecê-lo, visto o visual modificado e estranho que tanto lhe marcou. É a combinação perfeita entre uma ambulância e um carro fúnebre.

O Ecto-1 virou um Cadillac Fleetwood 1993 no remake de Paul Feig, em 2016. Mas essa versão não é tão encantadora quanto o original.

5- Christine

Enquanto Herbie é a solução para que seu dono consiga conquistar seus objetivos, Christine é completamente possessiva e ciumenta quanto ao seu proprietário, chegando ao ponto de querer matar quem ela vê como uma ameaça à sua relação. Pelo menos na versão cinematográfica de John Carpenter, é assim.

No livro original de Stephen King, é deixado em aberto as origens do Plymouth Fury 1958. A mais plausível é que o carro é possuído pelo espírito de seu primeiro dono: Roland D. LeBay. Entretanto, no longa está claro que Christine era má desde o começo. O Carro Assassino não é o trabalho mais conhecido de Carpenter, mas está longe de ser um filme péssimo e fez um trabalho muito bem feito na “regeneração” do demoníaco automóvel.

4- DeLorean

Meus parabéns, Robert Zemeckis! Você teve a excelente ideia de pegar o fracassado DMC DeLorean para estrelar a trilogia de  De Volta para o Futuro junto de Michael J. FoxChristopher Lloyd.

E agora você está se perguntando, cheio de raiva (Provavelmente), porque eu fiz uma afirmação tão estranha sobre e cheia de certeza. Bem, o modelo foi um verdadeiro fracasso de vendas, recebeu inúmeras críticas negativas e levou a DeLorean Motor Company à falência. Um carro prometia muitas coisas, e não cumpriu todas elas. Porém, teve sorte grande quando foi o escolhido e é extremamente conhecido pelo público em geral. Aposto que as pessoas que o criticaram na época gastariam todo o dinheiro do mundo para ter um desses após o lançamento do clássico de 1985.

3- Herbie

O Fusca é um dos carros mais famosos do mundo. É difícil alguém não se encantar pela aparência do pequeno Besouro, mas ele não ficou satisfeito e decidiu que iria ser reconhecido nos cinemas. Herbie, de Se Meu Fusca Falasse (1968), é um simpático carrinho com vida própria que faz de tudo para levar seu dono, Jim Douglas (Dean Jones), ao topo das corridas. Ele ainda protagonizou mais 4 filmes, uma curta série de TV pela CBS em 1982, e um filme televisivo com Bruce Campbell no elenco e Peyton Reed na direção! Infelizmente, o filme de 2005 com Lindsay Lohan afundou a franquia por uns bons anos…até a Disney decidir ressuscitá-lo em um remake pelo Disney XD. Herbie ainda tem o mérito de ter sido o primeiro carro vivo em live-action e a estrela de um último filme com atores reais autorizado por Walt Disney em pessoa.

A Volkswagen tem muita para agradecer aos estúdios do Camundongo. Graças ao trabalho de Robert Stevenson, Bill Walsh e Don DaGradi, as vendas do Fusca aumentaram muito mais nos anos 60 e 70.

2- Aston Martin

O espião James Bond adora uma boa máquina. Já teve uma Ferrari 355 GTS, um Jaguar XK R, um AMC Hornet, e mais 6 carros. Mas nenhum deles marcou tanto como o Aston Martin DB5 cinza, que surgiu em 007 Contra Goldfinger (1964).

Equipado com um radar, banco ejetável e lançador de óleo, o Aston Martin é o sonho de consumo de todos os fãs da franquia. Homenageando o clássico, a versão V12 Vanquish foi utilizada em 007 – Um Novo Dia Para Morrer (2002). Também fora feito um modelo DB10 exclusivo para 007 Contra Spectre,  que conta com Daniel Craig na pele do personagem. E mesmo se você é um “ricaço” ou o presidente, pode esquecer porque ele não está à venda.

1- Batmóvel

Não dá para contar nos dedos todas as versões que essa icônica máquina teve ao longo dos anos. Nos filmes em live-action, o Batmóvel deixou sua marca. De que seria o Batman se ele não possuísse um carro que desse inveja em todo o departamento de polícia de Gotham City? Bombas de fumaça, granadas, blindagem, turbo… essas são só algumas das características que sempre estarão presentes em cada Batmóvel fabricado por Lucius Fox.

Há quem prefira os tanques, como o Tumbler de Christopher Nolan; há quem prefira o clássico que cai mais para o lado da década de 60, como o Lincoln Futura 1955 da série sessentista com Adam West e Burt Ward; há quem prefira a versão mais parecida com a década de 70 e 80, como foi com o lindo carro de Batman (1989); e também há quem goste de uma mistura do clássico com a versão mais “batalha”, que nem o Batmóvel apresentado em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Pessoalmente, o meu preferido é o criado por Tim Burton. Mesmo que você goste mais de um dos outros citados, tem de reconhecer sua importância nas histórias do Homem-Morcego. O visual serviu até mesmo como base para a série animada de Bruce Timm e Paul Dini.

Gostou da lista? Acha que mais carros poderiam ter entrado? Não esqueça de comentar. Até mais!

Compartilhe

Sobre o Autor

Amo filmes, histórias em quadrinhos, livros e, principalmente, Fuscas.